A adoção de tecnologia e inovação são fatores cruciais no transporte de cargas, uma vez que servem para otimizar os processos, reduzir custos, melhorar a eficiência, além de aumentar a segurança.
Neste sentido, devido à crescente demanda por entregas mais rápidas e a necessidade de maior controle das operações, a implementação de recursos tecnológicos tornou-se um diferencial competitivo de extrema importância para as empresas do setor.
Diante disso, a Telecargo explica porque a inovação e a tecnologia são importantes para as operações do transporte de cargas.
Inovação no transporte de cargas
Quando falamos em inovação no transporte de cargas, basicamente refere-se a adoção de novas tecnologias, processos e modelos de negócios, com a finalidade principal de otimizar as operações, reduzir os custos e aprimorar a eficiência do setor.
Sendo assim, para entender melhor sobre isso, as inovações podem incluir desde avanços tecnológicos, como rastreamento via IoT e inteligência artificial, até novas abordagens sustentáveis, como o uso de veículos elétricos e combustíveis alternativos.
O uso de tecnologia nas operações
De maneira geral, o uso de tecnologia no transporte de cargas nada mais é do que a aplicação de ferramentas e softwares a fim de otimizar, automatizar e melhorar a eficiência das operações logísticas. Desse modo, isso abrange especialmente a implementação de tecnologias de gestão e monitoramento, os quais auxiliam na modernização da logística, na redução de custos e, por conseguinte, asseguram melhoria na experiência do consumidor.
Só para exemplificar com o softwares baseados em inteligência artificial e big data é possível planejar as melhores rotas, diminuindo o tempo de deslocamento e custos com combustível.
Logo, em razão disso, a inovação e a tecnologia no transporte são essenciais principalmente para empresas que buscam se diferenciar no mercado. Assim, entre os principais motivos para adoção dessas estratégias estão:
Otimização das rotas
Conforme já mencionado, os softwares de roteirização utilizam inteligência artificial e big data para traçar rotas mais eficientes, as quais possam diminuir o tempo de entrega e o consumo de combustível. Com isso, além de proporcionar mais entregas, de maneira rápida e segura, também promove maior sustentabilidade das operações.
Outro ponto positivo da tecnologia no transporte de cargas, é que por meio do uso de sensores e telemetria permite o monitoramento do desempenho dos veículos, o que certamente reduz os desperdícios e aumenta a vida útil da frota.
Aumento da segurança
Com sistemas de monitoramento em tempo real as empresas de transporte de cargas aumentam a segurança de suas operações. Isso porque, estes sistemas ajudam na prevenção de roubos e acidentes nas estradas. Além disso, o uso de tecnologias como câmeras de fadiga e sensores de proximidade contribuem para evitar colisões, assim como garante melhorias na condução.
Maior controle e gestão
A partir de sistemas como a Internet das Coisas (IoT), viabiliza o rastreamento preciso de mercadorias, pois as empresas de transporte de cargas podem acompanhar todo o processo e em tempo real.
Vale ressaltar ainda, que os softwares de gestão logística integram diferentes etapas da operação, assim, facilita a tomada de decisões e evita possíveis erros operacionais, tornando os processos mais assertivos e eficientes.
Experiência do consumidor
Uma parte importante da tecnologia no transporte de cargas é a digitalização, visto que, propicia um atendimento mais rápido e transparente, o que consequentemente, aumenta a satisfação do cliente. Além do mais, com a adoção de soluções como inteligência artificial e chatbots, isso ajuda no suporte ao cliente, assegurando o fornecimento de informações ágeis e precisas sobre as entregas.
Automação e inteligência artificial
Algumas inovações têm ganhado destaque no transporte de cargas, os veículos autônomos e drones para entregas estão em crescimento nas operações, possibilitando redução nos prazos e também nos custos logísticos.
Enquanto, a automação de processos internos, relacionados a despacho de cargas e faturamento, são questões que têm aprimorado a eficiência ao mesmo tempo que minimizam os erros humanos.
Sustentabilidade
Tema cada vez mais difundido no setor, a sustentabilidade tem sido implementada por meio de veículos elétricos além dos movidos a combustíveis alternativos, os quais têm como intuito a redução da emissão de poluentes.
Assim também, algumas práticas colaboram para um transporte de cargas mais sustentáveis, por exemplo, o uso de tecnologias de otimização de carga para maximizar o espaço de transporte, diminuindo viagens desnecessárias e bem como o consumo de recursos.
Portanto, a tecnologia está transformando o setor de transporte de cargas, tornando-o mais ágil, seguro e competitivo. Por essa razão, as empresas que investem em inovação garantem maior eficiência operacional e melhor atendimento ao cliente.
A Telecargo possui em suas operações ferramentas tecnológicas que automatizam as atividades.