É de suma importância que as transportadoras, possam se preocupar, de maneira estratégica, com a frota na qual será disponibilizada para realizar a movimentação das mercadorias. Por isso, o mix de veículos é ideal visando tornar os serviços prestados mais eficiente, seguro e econômico. Contudo, não é necessário uma estrutura grandiosa, uma vez que apenas poucos veículos à disposição para as atividades da empresa, já é interessante para otimizar suas operações.
Sendo assim, atualmente, tem sido cada vez mais comum a diversificação de veículos no transporte rodoviário de cargas, desde caminhões, carretas, carros utilitários e até mesmo motocicletas. A partir disso, por meio deste modal, tem-se atendido às diversas demandas de mercado.
Diante do exposto, para compreender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos a importância de um mix de veículos na frota de uma transportadora. Confira:
O que é um mix de veículo?
Primeiramente, o mix de veículos no transporte de cargas se refere à diversidade de tipos e tamanhos de veículos que uma transportadora possui em sua frota a fim de atender às diferentes necessidades dos clientes logísticos. Dessa forma, esse mix, geralmente inclui uma variedade de veículos, como caminhões pequeno, médio e/ou grandes, além de caminhões refrigerados, veículos de entrega urbana, vans, dentre outros.
Dado isso, a importância do mix de veículos consiste na capacidade de uma transportadora de adaptar seus recursos de transporte visando atender às demandas específicas dos clientes e bem como do mercado. Logo, cada tipo de veículo tem suas próprias características e capacidades que podem ser mais adequadas para determinados tipos de carga, distâncias, condições de estrada e requisitos de entrega.
Só para exemplificar, caminhões de grande porte são recomendados para transportar grandes volumes de mercadorias em longas distâncias, enquanto vans ou veículos de entrega urbana são mais adequados para operações de última milha, isto é, em áreas urbanas, onde o acesso pode ser limitado para veículos maiores.
Assim sendo, um mix de veículos pode incluir uma combinação de:
Caminhões de diferentes capacidades
- Caminhões leves para cargas menores.
- Caminhões médios para cargas de tamanho intermediário.
- Caminhões pesados para grandes volumes ou cargas pesadas.
Veículos refrigerados:
Para transportar produtos que carecem de controle de temperatura, tais como alimentos perecíveis e produtos farmacêuticos.
Veículos especializados:
- Caminhões-tanque para líquidos.
- Caminhões baú para proteção de carga.
- Veículos com guindastes para carga e descarga de mercadorias pesadas.
- Veículos para transporte de contêineres:
Veículos de entrega urbana
- Vans ou veículos menores adequados para entregas em áreas urbanas.
Como dimensionar a sua frota e escolher o mix veículo ideal?
De modo geral, conhecer as necessidades reais do negócio é o primeiro passo para realizar o dimensionamento correto da frota, assegurando produtividade, segurança e diminuindo custos relacionados à movimentação de cargas. Por isso, é fundamental seguir outros passos para fazer a sua frota funcionar com eficiência, tais como:
- Defina a demanda por período, tanto semanal quanto mensal referente às operações que a sua empresa consegue realizar;
- Análise as rotas que serão realizadas, levando em consideração fatores como as condições da estrada, restrições e tipo de veículo;
- Confira os custos com manutenção e combustível;
- Controle o tempo de cargas e descarga e período de descanso dos motoristas;
- Entenda as especificações técnicas e capacidade máxima que cada veículo possuem;
- Conheça a performance de cada veículo, ou seja, o número de trajetos mensais que poderão ser realizados por meio dele.
Em razão disso, a variedade na frota é crucial no que diz respeito à atender diferentes necessidades dos clientes, os tipos de carga transportadas, além das condições operacionais. Isso porque, uma transportadora pode precisar de veículos menores para entregas rápidas e flexíveis em áreas urbanas, enquanto veículos maiores podem ser necessários para transportar grandes volumes de carga em longas distâncias.
Portanto, ao possuir um mix diversificado de veículos, a transportadora certamente otimiza suas operações, garantindo redução nos custos, atendimento a uma gama mais ampla de clientes, além de adaptar-se eficientemente às variações nas demandas do mercado e nas características das cargas transportadas. A partir dessa flexibilidade na frota, obtém-se o sucesso e a competitividade no setor de transporte de cargas.
A Telecargo possui um mix de veículos próprios e agregados, de pequeno, médio e grande porte, para atendimento ajustado à sua operação.